Alisa ou enrola?

Eu, sinceramente, não conheço ninguém que tenha maior mistura étnica que eu e meus irmãos. Meu avó paterno tinha descendência africana (o pai dele era escravo mesmo e ele era beeeem pretinho), minha avó paterna tinha descendência italiana e  portuguesa (ela tinha o cabelo bem claro e liso e olho azul), meu avô paterno tinha descendência italiana (era claro do olho azul) e minha avó paterna era lá da Bahia (tinha o cabelo enroladinho, e a pele entre o branco e o pardo). Entenderam? rs

Bom, a conclusão é que eu tenho um pedacinho de cada uma dessas etnias e por ironia do destino puxei bem o cabelo ruim (detalhe que minha mãe tem cabelo ondulado mais pro liso e meu pai tinha cabelo lizíssimo, que não prendia um grampo). E em casa somos em 3 irmãos, 2 meninas e um menino. Quem nasceu de cabelo liso? Só o menino. Grrrrrr… Mundo injusto #mimimi.

Eu sou bem clara, de olho verde e cabelo castanho claro entre o enrolado e o crespo. Durante minha infância/adolescência vivia de coque no cabelo e só deixei de usá-lo tanto quando comecei a trabalhar aos 16 anos. Tinha vergonha do cabelo porque ele não tinha forma, armava e sair com ele molhado: nem pensar. Era tão ruim que até para fazer escova ficava difícil, porque qualquer suor e ele armava na raíz, parecia que o cabelo tinha inchado! hahahaha

Fui pegando o gosto pela escova porque era um salvação para deixar o cabelo solto e aprendi a fazer em mim mesma, o que ajudou no lado financeiro. Mas, como minha raiz era beeem crespa fui procurando técnicas que facilitassem a vida e com 18 anos fiz minha primeira escova definitiva. Uhuul, liberdade!! Mentira, nem tanto, porque como a ponta ficava muito reta eu fazia chapinha do mesmo jeito no cabelo todo pra dar aquele acabamento bonito.

Até o final do ano passado eu continuei retocando o cabelo com a definitiva, mas irritada porque de tanto arrumar o cabelo hoje tenho tendinite e quando ataca fica muito difícil de ficar cerca de 30 minutos com o braço pra cima fazendo esforço. Sem contar que praia e piscina era um saco porque o cabelo secava e ficava estranho, com ponta reta e armava um pouco.

Eu me gosto de cabelo liso porque combina e muita gente nem sabia que meu cabelo era ruim (só descobri isso quando enrolei e vieram me perguntar porque fiz isso se meu cabelo era liso… doce ilusão rs). Mas como estava cansada de lavar o cabelo dia sim, dia não e fazer escova. Ainda mais com as caminhadas que o couro cabeludo suava e eu não aguento ficar de cabelo sujo como algumas mulheres que lavam o cabelo uma vez por semana (nada contra, mas eu não aguento mesmo, coça muito).

Olha eu de cabelo liso (e na época que era bem magrinha rs):

Como uma alternativa para poder ir para academia de manhã, tomar banho e ir trabalhar direto (ainda não entrei na academia mas já estou pensando nisso rs), resolvi ver um tratamento que me permitisse isso sem sair com um fuá pelo resto do dia. Foi então que descobri o tal do permanente afro, que relaxa a raiz e enrola o resto.

O permanente dá trabalho no sentido de ter que hidratar sempre, não poder pentear depois de seco, e armar um pouco, mas é outra história. Com o tempo você vai entendendo como os cachos funcionam e as pessoas me perguntam as vezes se eu fiz babyliss, de tão bonito que fica. Tomo banho e vou trabalhar, o cabelo seca, fica ótimo e tenho o trabalho de hidratar e ‘amassar’ estimulando os cachos apenas.

Estou gostando muito, está super natural e é uma saída para as mulheres que cansaram um pouco da ditadura da chapinha. Aliás, eu me decidi por isso depois de ver os males que a progressiva causa, e que as vezes eu unia a definitiva e a progressiva para ficar mais fácil de cuidar. Desisti de fazer essas coisas tão nocivas à saúde e parti para o permanente que é a base de amônia e menos prejudicial.

Estou mega feliz e super recomendo. Segue abaixo uma foto do meu antes e depois no dia que fiz o permanente. Meu cabelo estava natural, sem chapinha e depois já com o permanente:

E aí, gostaram? Comentem!

Beijinhos

Anúncios

18 comentários sobre “Alisa ou enrola?

  1. Eu gostei mais do seu cabelo crespo/ondulado do que lisao. Tambem sou suspeita, pois meus cabelos sao ondulados/crespos quando querem e semi lisos quando desejam. Mas amos os crespos. Voce sai do banho e coloca um creme/serum no cabelo e ta pronta. Chapinha e outros coisa quente so uso 3x no ano e olhe la. Nao tenho saco para ficar puxando meu cabelo, so descordenada. Beijokas

  2. oiii guriaa, descobri teu blog esses dias e adoreii, li vários post e já to seguindo! 😉
    bem deixa eu te contar que por parte de pai sou descendente de italianos e por parte de mãe de alemães, e adivinha? sim tenho cabelo ruim ahhahahh mas na verdade nem acho ruim, quando era mais nova (tipo antes da adolecência) eu muuuuuito queria ter cabelo liso, até o dia que alisei pela primeira vez e não gostei de mim ahahha agora aliso de vez em nunca, só para eventos especiais quando quero mudar… eu gosto do cabelo cacheado pq não fico igual a todas as meninas, é atitude hehehe
    tenha uma ótima semana! beijoss

      • OIee. Adorei o seu cabelo com o permanente afro e estou na msm situação que vc. O meu abelo é igualzino ao seu antes, mas eu cansei e qro voltar a ter meus cachos…
        Queria saber qto tempo vc levou sem fazer a progressiva pra poder fazer o permamente afro. Obrigada.

      • Então, Mari! Fiquei uns 6 meses sem fazer nada e hidratando mt… Ainda assim a cabelereira teve que cortar uns 6 dedos do cabelo, que estavam esticados e não iria enrolar. Mas ó, vale MUITO a pena. Ás vezes tenho vontade do cabelo liso, pq meu cabelo ficava com aparência boa… Mas nada melhor que tomar banho completo todo dia, suar na academia e não ter que chegar cansada e ainda fazer chapinha. Até porque, quando quiser fazer escova, pode fazer normal! =)

        Se fizer, me conta depois!

        Beijinhos

  3. Nossa, que diferença! Não deixe nunca os cachos,pois vc ficou ótima com eles. Eu cansei de salões , de escovas, de alisamentos, e resolvi fazer um permanente afro. Depois de muito pesquisar na net, encontrei o seu blog, que foi decisivo para que eu leve até o fim fazer um permanete afro . Parabéns, vc ficou linda!

    • Eu adorei! As vezes até penso em alisar, porque foram 10 anos alisando e a gente acostuma. Mas a praticidade do cabelo enrolado (e a higiene também) compensam qualquer coisa! Super recomendo! Beijinhos e obrigada pelo elogio.

  4. Que maravilha! Seu cabelo ficou lindo! E, menina, você não tem ideia do quanto foi dificil encontrar alguém contanto sua história com o permanente afro, to louca para fazer! Mas esse cabelinho fino e virgenzinho me deixa com medo, se fizer volto pra contar como foi. Parabéns pelo blog!

  5. Ficou lindíssimo cacheado parece batural. Estou numa luta pra os cahos do meu voltarem, descolori 2x e dei Cristalização o que tirou eles, e as pontas estão esticadas…Vou mostrar esta tua foto DO ANTES E DEPOIS inspiradora pra uma amiga, ela quer fazer o permanente afro. Seu exemplo é maravilhoso pra ela. Venho contar o resultado em breve.
    Parabéns pela determinação, em ter seus cabelos cacheados lindos, amei muito bom!!!!

  6. estou em duvida meu cabelo tem o mesmo tamanho do seu so que eu tenho uma franja que bate na boca eu tenho medo dela encurta de mas e meu cabelo diminuir é ficar muito cheio com o permanente afro não sei o que fazer.minha mãe disse se eu der o permanente eu nao vou poder dar escova pq ela disse que vai estragar e verdade?

    • O meu tinha uma franja que batia no nariz, aí no comecinho eu usava presilha pra não ficar aquele cacho pequeno solto. Mas meu cabelo cresceu super rápido depois que fiz o permanente.

      Beijinhos

  7. Quase não acreditei quando li o seu post e encontrei uma pessoa que tem o mesmo problema que eu, exatamente identico rsrs… penso em faser o permanente pensando também em lavalos todo o dia sem ficar horas com secador e chapinha retocando a raiz a cada humidade que encontro seja suando ou em dias frios com garoa kkk…. fiz escova definitiva há 1 mês sera que tem problema de faser permanente agora?

    * de quanto em quanto tempo vc retoca o permanente ?

    • Fran, acho que por ter feito a definitiva há pouco tempo terá que esperar mais, mas aí é bom conversar com a cabelereira!

      Eu fiz em março e ainda não retoquei… Tô pensando em retocar em dezembro!

      Beijinhos

  8. Pingback: Cachinhos! « Tô DiDi-éta!

Deixe um recadinho! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s