Insônia querida #sqn

Olá, pessoal, tudo bem?

Todo mundo sabe – ou deveria saber – que além da reeducação alimentar e da rotina de exercícios físicos, é muito importante que a pessoa que quer emagrecer/levar uma vida saudável tenha uma boa noite de sono. Diversos estudos já identificaram a relação entre uma menor noite de sono e um aumento no IMC (índice de massa corporal), assim como apareceu um maior índice de fibromialgia, obesidade e depressão. Uma pessoa que dorme menos de 5 horas por noite tem grandes chances de ser obeso no futuro.

Eu não vou me aprofundar muito em como os hormônios agem durante o sono e como prejudicam a queima de gordura e/ou promovem o aumento de peso, pois não sou médica nem tenho tanto embasamento para fazer tal explicação. Mas uma coisa é fato: quem dorme pouco tem mais fome e menos saciedade.

Quem tem insônia sabe como é ruim demorar para dormir ou dormir e acordar logo depois. Aquela sensação de acordar e seu corpo ainda estar cansado e passar o dia bocejando como se tivesse passado a noite em claro.

A insonia pode ser de fundo psicológico, ambiental ou físico e o G1 fez uma espécie de infográfico bem legal mostrando como é feito o diagnóstico:

Bem Estar - Infográfico sobre insônia (Foto: Arte/G1)

Eu tenho problemas para dormir – se eu não me engano – desde 2004. Chegou pouco tempo depois da síndrome do pânico, o que me faz crer que a minha tenha fundo emocional/psicológico. Em 2009/2010 quando eu comecei a tomar a paroxetina, ela vinha junto com a amitriptilina, que além de me ajudar a dormir, evitava que eu tivesse enxaqueca (outro probleminha que eu tenho desde criança). Durante o tempo da medicação eu não só dormia bem, como dormia muito! Deitava cedo, dormia a noite toda, acordava com sono e ainda passava o dia me arrastando.

Agora que estou com 1/2 dose e não tomo todos os dias, tenho acordado quase todas as noites e várias vezes, fazendo com que eu tenha um sono picado e não suficiente. Por enquanto eu não tenho ficado com sono durante o dia, mas sei que pode prejudicar e muito toda a minha tentativa de emagrecer. Para não tomar remédios para dormir, calmantes e afins, tenho tomado chá de erva cidreira antes de deitar. Não é toda noite que resolve, mas no geral tem sido benéfico.

Outras técnicas indicadas para quem tem insônia:

  • Não dormir com televisão ligada
  • Deixar a o ambiente escuro, com o mínimo de luz
  • Usar protetor auricular, caso o lugar que você durma seja muito barulhento
  • Evite deitar logo após comer, dê um intervalo de pelo menos 1 hora
  • Não tome café, coca-cola ou energético antes de deitar
  • Evite se exercitar muito antes de dormir
  • Tente relaxar tomando um banho quente, ouvindo uma música ou se auto-massageando

Se você sofre desse mal, procure tratá-lo para que não venha prejudicar seu esforço na alimentação e na atividade física.

Beijooooos

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