Primeiras impressões da Dieta Low Carb #LCHF

Olá, pessoal, tudo bem?

No último dia 22 fez 1 mês que eu comecei pela saga da Low Carb High Fat e hoje acho que já posso pelo menos explicar um pouco mais como tem funcionado para mim. Como qualquer ser humano quando vê essa dieta pela primeira vez, eu primeiramente achei uma grande viagem e mais uma dieta ‘da moda’. Como assim COMER GORDURA para emagrecer? Mas aí eu fui pesquisando, vendo aqui e ali, depoimentos de adeptos, de médicos daqui e de fora, li o livro BARRIGA de TRIGO e resolvi tentar.

Quando você começa a fazer passa a entender o porquê de ninguém gostar de chamar ela de dieta, mas de estilo de vida, porque é isso que vira. Sabe aquela sensação de comer a porção permitida e continuar com fome, querer comer mais um pouquinho? Isso não existe na LCHF. Você pode comer até matar a fome (não até se sentir estufada, mas até estar satisfeita) desde que sejam os alimentos permitidos. E conforme você come gordura, sua fome demora a voltar, você passa mais tempo saciada e com menos vontade de beliscar.

Inclusive, a maioria das pessoas que começam a LCHF vem de outra dieta ou reeducação alimentar e geralmente está acostumada com os lanchinhos intermediários e o comer de 3 em 3 horas, e de repente se vê esquecendo de comê-los. Eu por exemplo sempre que estive em dieta trazia pro trabalho os lanches pra não ficar com fome e hoje, apesar de não sentir fome a tarde, vire e mexe eu ainda trago com medo de ficar com fome, mas dificilmente como.

No começo senti um pouco de dificuldade para adaptar cardápio e para comer na rua, e ainda estou me adaptando, mas hoje já está mais tranquilo. A regra é: coma comida de verdade. Se for industrializado, ou tiver ingredientes impronunciáveis: não coma! Além disso, não como nada com trigo. Quando saio para comer tiro o pão ou a massa e fico com o recheio (ô coisa boa).

Eu ainda não estou calculando os carboidratos diários, quero por enquanto deixar uma coisa mais livre. Mas o ideal é comer de 20 a 50g de carbo por dia se você quer emagrecer. Eu não como grãos, trigo, frutas em excesso e algumas leguminosas (em vagem) o que evita bastante a ingestão de carbo, então creio que instintivamente não estou ultrapassando muito esse limite.

No início estava comendo bastante queijo e creme de leite fresco, mas vi alguns estudos mostrando que laticínios podem piorar o quadro de SOP e achei melhor dar uma diminuída. Aliás, também estou cortando carnes curadas, bacon, frios e linguiça, que embora na low carb sejam permitidos, eu não me sinto a vontade comendo então deixarei para de vez em quando. Quero deixar minha alimentação mais perto da paleolítica, que explico melhor em outro post.

Em relação a bem estar eu tenho me sentido ótima. A retirada do trigo da minha dieta me fez dormir melhor, emagrecer (-3,7kg), perder medidas (5cm de cintura), diminuir as crises de ansiedade e de enxaqueca. Tenho muito mais disposição para fazer as coisas e não passo fome, porque como citei no outro post, a gordura dá maior saciedade (a gordura que eu como vem da manteiga, óleo de coco, azeite e a gordura natural do abacate).

Clinicamente falando eu tive um aumento significativo de colesterol, que já não estava no ideal e isso me preocupa um pouco, embora muitas frentes de estudo vem afirmando que a taxa de colesterol por si só não quer dizer muita coisa (tem até essa reportagem brilhante do Dráuzio Varella falando sobre as novas diretrizes a respeito do colesterol). De qualquer forma, como quero engravidar em breve, não quero deixá-la alto e por isso também estou reduzindo as carnes curadas, os queijos etc. Porém, em várias comunidades sobre o tema me esclareceram que é normal no primeiro mês ter esse aumento e que em 3 meses costuma equilibrar. Daqui um mês eu vou repetir o exame e vamos acompanhando.

Eu desistiria imediatamente da dieta se eu não estivesse me sentindo muito bem. Se não tivesse tantos estudos mostrando os males que a alimentação até então tida como saudável e balanceada pelos órgãos mundiais de saúde tem nos feito. Eu vou tentar mais um tempo, sempre acompanhando clinicamente. E vou contando para vocês.

Beijooos

Deixe um recadinho! =)

